segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Semana da Consciência Negra da Vila Kennedy

É com grande prazer que o Teatro Mário Lago e o Movimento MACACO (Movimento de Arte e Cultura Alternativa Comunitária Organizada) convidam todos os admiradores da cultura afro-brasileira a participar da Semana da Consciência Negra de Vila Kennedy. Compartilhe! Participe! É de graça!


clique na imagem para ampliar




clique na imagem para ampliar

PROGRAMAÇÃO

12nov Quarta

20h Abertura
20:10 Monólogo "Travessia: do lodo aos louros"
Uma homenagem à escritora negra Carolina Maria de Jesus




A atriz Vera Duma encarna com maestria a escritora negra Carolina Maria de Jesus que viu seu diário, onde discorria sobre o seu dia-dia nas favelas de São Paulo, sendo publicado em treze idiomas, tornando-se um best-seller na América do Norte e na Europa.





20:30 Filme: 12 Anos de Escravidão (134 minutos)


Sinopse: 1841. Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.
Não recomendado para menores de 14 anos 



13nov Quinta

20h Cineclube Conexão Brasil/África
Apresentando: Ponto de Cultura Nosso Olhar




O Ponto de cultura Nosso Olhar preparou um cardápio de curtas com a temática Africa-Brasil. Uma deliciosa oportunidade de interagir com a cultura afro-brasileira.





14nov Sexta

21h Baile Black da Consciência



Chame os amigos amantes de baile charme. A noite de sexta vai tornar o saguão do Teatro Mário Lago um inesquecível baile com um dos ritmos preferidos da galera black estilosa dos arredores de Madureira. O Baile Black da Consciência vai ser regado ao som agridoce da black music e os famosos passinhos que não vão deixar ninguém parado. Venha no estilo você também, a entrada é franca!


15nov Sábado

8h Café da Manhã
9h Roda de Capoeira do Mestre Bira
Mestre Bira vai abrir a programação do penúltimo dia da Semana da Consciência Negra de Vila Kennedy com toda ginga desta que é uma das maiores heranças da África no Brasil. Capoeira é raiz!

10h Vera Duma, integrante do Coletivo Pé na Raiz, entrevista Vera Lucia Luiza conceituada farmaceutica da Fiocruz e Willian Reis ativista social do Afroreggae.


Vera Lucia Luiza é farmacêutica conferencista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Doutora, fala 5 idiomas fluentemente, participa de congressos pelo mundo. Negra, oriunda de família humilde, Vera Lúcia morava na antiga favela da Maré em uma palafita com sua mãe que era empregada doméstica. Foi através dos estudos que viu o único meio de sair da zona de extrema pobreza em que vivia sua família.





Willian Reis, ativista social do Afroreggae. Jovem da periferia, participa de lutas pelos direitos dos negros no Brasil. Atua também em palestras em nome do Afrorreggae difundindo a cultura negra e falando sobre  o líder negro Malcolm X por quem tem grande admiração.





11h Oficina de Dança Afro-contemporânea com Silvia Patrícia




Aluna do curso de licenciatura em Dança da UFRJ, bailarina do grupo Dança UFRJ , Silvia Patrícia promete deixar os participantes da oficina Afro-contemporânea dando rodopios de felicidade.




12h Intervalo

14h Contação de História com Veronica Marcilio
livro: "Quando a escrava Esperança Garcia escreveu sua carta" da escritora Sonia Rosa



Veronica Marcilio, integrante do Coletivo Pé na Raiz, promete comover o público com a história da escrava negra piauiense Esperança Garcia que escreveu, senão a primeira, uma das mais antigas cartas de denúncia de maus-tratos contra escravos no Brasil.





15h Oficina de Samba no Pé com Sabrina Ginga





Elegância, malemolência, muita ginga nos quadris e no pé é o que a passista da Acadêmicos do Salgueiro Sabrina Ginga vai ensinar na oficina de samba no pé. Um alerta: a oficina é para homens e mulheres que sem medo de ser feliz. 




16h Oficina de AfroFunk com Taísa Machado




A oficina de Afrofunk utiliza a linguagem corporal para estimular a criatividade do corpo que é extremamente fértil e luminoso. O funk serve como base. Entre passinhos, ritmos e idéias Taísa Machado conduzirá o aprendiz a encontrar as demais danças negras, suas mitologias e sua vontade de beleza!




17h Filme "O Estopim" (82 minutos)

Sinopse: O pedreiro Amarildo de Souza desapareceu na Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro, no dia 14 de julho de 2013. Segundo inquérito, o homem morreu depois de passar por uma sessão de tortura. Misturando cenas com atores e depoimentos reais, o filme não quer só investigar o que aconteceu, mas sim debater a conduta policial nas favelas e a questão da segurança pública do país.

19h Roda de Conversa "Ações Mobilizadoras para a Igualdade Racial e Social"

Aproveitando a deixa do filme O Estopim, seis jovens negros ativistas sociais falam de suas experiências pessoais e profissionais nas quebradas da vida. discutem questões sobre inclusão social, o negro na sociedade brasileira, violência e, sobretudo, sonhos. 


Yasmin Thainá (Diretora do filme Kbela)

Yasmin tem 21 anos. Nascida em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, Rio. Começou a ter interesse pela militância ao participar do grupo de jovens repórteres de sua cidade. Participou como reporter do projeto "Memórias do Cárcere", realizado na 52ª DP. É estudante de Comunicação Social da PUC-Rio. Passou pela Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu. Idealizou um projeto de audiovisual onde trabalhou com mais de 300 alunos da rede pública de ensino da Baixada Fluminense. Atualmente, faz parte da Cia dos Prazeres e dirige o filme "KBELA", uma experiência cinematográfica sobre ser mulher e tornar-se negra.





Luana Dias (A Cor da Cultura)

Nasceu na Vila Cruzeiro, na Penha, Zona Norte do Rio, mas foi na Vila Kennedy, Zona Oeste, que cresceu e aprendeu a andar pelas quebradas.
Formada em jornalismo pela Faculdade CCAA, pós graduanda da Universidade das Quebradas [UFRJ], trabalhou em algumas empresas de comunicação, mas foi no Canal Futura, na área de Mobilização e Articulação Comunitária, onde atua como analista, que conheceu uma vertente da comunicação preocupada com o desenvolvimento social e educacional do Brasil. É nisso que acredita: cultura para a libertação do indivíduo.

É produtora do web programa O Hélio e atuou na produção e articulação institucional do I Festival de Curtas Metragens da Vila Kennedy – Curta VK.




Ana Paula Lisboa (Agência de Redes Para Juventude)

Ana tem 26 anos de idade, mais velha de 4 irmãos, filha de dois pretos. Não sabe soltar pipa e nem anda de bicicleta. Escritora, formanda em Letras, parte da equipe de coordenação da Agencia de Redes para Juventude e única menina do coletivo Palafita Comunicação e Artes. Ana mora na Maré, faz do Facebook sua dramaturgia, dorme de lado e seu maior sonho é a Paz Mundial.





Bruno F. Duarte (Anistia Internacional)

Nasceu no fim dos anos 1980, no Centro do Rio. Ainda criança, circulava pela cidade com camisa da escola o que lhe permitia entrar e sair de qualquer transporte público por mais precário que fosse. Graduado em Comunicação Social pela PUC-Rio, tem como robby atuar nos campos do audiovial, perfomance, intervenções urbanas e na construção de metodologia para o trabalho comunitário. Seus três últimos anos foram dedicados ao desenvolvimento de diversos projetos em territórios populares da cidade enquanto era coordenador da Agência de Redes para Juventude. Em 2014, passou a integrar a equipe de comunicação da Anistia Internacional no Brasil onde trabalha até hoje.







Vinícius Romão (Ator)

Vinícius Romão (28 anos ), psicólogo formado pela Universidade Estácio de Sá, ator com participação na novela "Lado a Lado" da TV Globo.  Teve um episódio delicado amplamente divulgado na mídia pelo qual passou demonstrando sua personalidade forte e determinada. Atualmente, dedica-se ao aprimoramento nas artes cênicas cursando teatro.

Mediação: Wellington Andrade (Reporter da Rádio Tupi e do site de notícias de carnaval SRZD)

Wellington Andrade é graduado em Pedagogia pela UERJ. Buscando novos horizontes, iniciou o Curso de Jornalismo nas Faculdades Integradas Hélio Alonso realizando seu grande sonho. Desde então, desenvolve atividades em plataformas radiofônicas e digitais. Entre os anos de 2013 e 2014, apresentou programas musicais e de entretenimento da Rádio Comunitária Bicuda FM. Paralelamente, também atuou no Departamento de Promoção da Rádio Nativa FM do Rio de Janeiro. E desde Abril de 2014, integra a equipe de Repórteres estagiários do Departamento de Jornalismo da Rádio Tupi Rio. Atualmente, colabora também como web-repórter do portal SRZD.COM, do jornalista Sidney Rezende, produzindo matérias para a editoria Carnaval do site.




21h Djs do MODU

A noite se encerra com o repertório fugaz dos nossos alunos das oficinas de DJ do MODU - Movimento Desabafo Urbano.





16nov Domingo 
(Domingo Odara - Movimento Macaco)

12h Oficina de turbante e dread





Para entrar no clima da festa que acontecerá no domingo (16), na Associação de Moradores do Quafá, Carol Gomes dará dicas de como preparar seu próprio visual com a oficina de turbante e dread. Tudo “na faixa”! Venha conferir!







13h Feijoada completa
Prato por apenas R$5. Vem almoçar com a gente!


14h Teatro: "As deusas cantam para o rei" (Associação Cultural Potengi)
Um grande espetáculo que mistura elementos da natureza em um grande balé.

15h Show do Grupo Afro Lemi Ayó




Tradicional grupo afro que desfila na terça de carnaval na Avenida Rio Branco dá o ar da graça no Domindo Odara na Associação de Moradores do Quafá.




17h30 Grupo Afro Negritude
O tradicional grupo afro da Vila Kennedy participará com um número feito especialmente para o Domingo Odara.
18h Cineclube Cinegrada apresentando Coletivo CRUA


O Cineclube Cinegrada do Coletivo CRUA (Coletivo Criativo de Rua) vai levar para o Domingo Odara um seleção de curtas metragens cuja essência está diretamente ligada aos guetos, becos, vielas e a negritude da galera sangue bom do subúrbio carioca. 
Coletivo Criativo de Rua - CRUA - surgiu da iniciativa de um grupo de jovens estudantes da ESPOCC (Escola Popular de Comunicação Crítica), interessados em expressões artísticas populares. O CRUA busca unir povos através de um coletivo de artes integradas que tem como objetivo atuar em periferias e locais marginalizados pela sociedade, proporcionando intervenções culturais que aproveitem o potencial de cada localidade.

20h Encerramento

Ficha técnica
Semana da Consciência Negra de Vila Kennedy
(Teatro Mário Lago)
Direção: Guilherme Junior
Produção: Vera Duma, Anderson Da-vila, Verônica Marcilio
Colaboração: Débora Dantas, Marcelo Gularte
Domingo Odara - Coletivo MACACO
(Associação de Moradores do Quafá)
Direção: Carla Felizardo e Hugo Araujo  

Nenhum comentário:

Postar um comentário